Notícias

Femto

Laser femtosegundo: a tecnologia para cirurgia a laser

O laser femtosegundo é um equipamento revolucionário nas áreas da cirurgia refrativa (Z-lasik), catarata, anel intraestromal e transplante de córnea, uma vez que substitui as técnicas cirúrgicas que usam lâminas nos olhos. Com muita rapidez e confiabilidade, o laser femtosegundo não produz cortes, mas sim uma separação de tecidos, permitindo ao cirurgião programar com precisão todas as etapas da cirurgia. Com essa tecnologia, o Oftalmos – Hospital da Visão oferece muito mais benefício em favor da saúde ocular dos seus pacientes.

O que é laser femtosegundo ou femto laser?

É um tipo de laser que opera com pulsos extremamente rápidos. Estes pulsos são tão rápidos que são medidos em unidade de tempo chamados femtosegundos (femtoseconds em inglês). Corresponde a 10-15 segundos, ou seja, um milionésimo de um bilionésimo de segundo (1 femtosegundo = 0.000000000000001 segundo). Devido a essa velocidade extrema, o pulso do laser  femtosegundo faz com que o material orgânico que está sendo tratado seja desintegrado diretamente para a fase de vapor, sem haver tempo para afetar as estruturas vizinhas. Assim, o laser trata o tecido que deveria ser tratado, sem danificar os tecidos que devem ser preservados.

Cirurgia para correção de grau a laser (Z-lasik)

O Z-lasik – indicado para correção de miopia, hipermetropia e astigmatismo – é feito sem uso de lâminas, o que torna a cirurgia refrativa mais segura e menos invasiva. O uso do laser femtosegundo permite a preparação de flaps com espessuras mais finas que as alcançadas com a técnica convencional. Primeiramente, o laser femtosegundo cria um flap fino, separando os tecidos em uma determinada profundidade da córnea, sem corte. Na sequência, outro laser, o excimer laser, realiza a correção da visão através da ablação do tecido da córnea de acordo com um padrão pré estabelecido e exclusivo para cada paciente. O flap é então colocado na sua posição original, sem vestígios de cirurgia no olho. Z-lasik corrige a visão usando laser do começo ao fim e sem corte, ou seja, sem que nenhuma lâmina toque os seus olhos. Com isso o risco de complicações é ainda mais reduzido em comparação com as técnicas anteriores e a qualidade de visão pós-operatória é melhor do que com qualquer outro método.

Cirurgia de catarata a laser

O principal diferencial do uso desta técnica é o melhor planejamento do processo cirúrgico, sendo possível realizar todas as incisões na córnea com uma precisão que antes era inatingível. Além disso, o procedimento assistido pelo laser femtosegundo é feito sob medida para as especificações e necessidades de cada paciente: o cirurgião consegue determinar exatamente o tamanho, profundidade da incisão e capsulotomia. O laser também possibilita maior segurança na fragmentação do cristalino (núcleo). Na cirurgia de catarata a laser há mais segurança, com a minimização de possíveis complicações intra e pós-operatórias, além de maior previsibilidade no posicionamento da lente intraocular.

Implante de anel intraestromal a laser

Através do pulso ultra rápido do laser femtosegundo é possível a criação de túneis intracorneanos. Esses túneis são utilizados para o implante de anéis intraestromais de material sintético, que regularizam o formato anterior da córnea, com melhora da acuidade visual dos pacientes que tem ceratocone e que não melhoram com óculos. O laser femtosegundo torna a cirurgia mais previsível e segura, pois apresenta maior precisão na confecção de túneis e cortes na córnea, o que não era possível com a técnica manual.

Transplante de córnea a laser

O grande ganho desse procedimento é que a precisão oferecida pelo laser femtosegundo permite um encaixe mais preciso da córnea doada com a do receptor. Esse encaixe faz com que a área de contato entre os tecidos receptor e doador seja maior, diminuindo o risco de rejeição e garantindo uma recuperação mais rápida. Durante a cirurgia, além de o médico contar com o mapeamento preciso dos pontos a serem trabalhados com o laser, a rapidez e a potência do equipamento permitem que as incisões sejam realizadas em poucos segundos, praticamente sem riscos. Durante esses segundos, o olho do paciente é mantido imóvel por um sistema de vácuo e o foco da aplicação é coordenado pelo cirurgião mediante o planejamento dos parâmetros da cirurgia. O laser femtosegundo oferece muito mais precisão e previsibilidade, ou seja, além de oferecer mais segurança aos pacientes ajuda a prever os riscos e os resultados de cada cirurgia antes mesmo da sua realização. Isso porque, antes da cirurgia, é realizada uma análise da córnea do paciente por um software que auxilia no planejamento de toda a operação, com foco nos locais exatos de onde devem ser realizadas as incisões.