Exames

O Oftalmos procura proporcionar aos seus pacientes o que há de mais moderno na medicina dos olhos.
Confira aqui todos os serviços que oferecemos:

É um método avançado de se obter imagens em grande aumento com detalhes que o nosso olho não consegue captar. O aparelho utiliza um laser especial que não causa danos e escaneia a parte desejada do olho, obtendo milhares de imagens em poucos segundos. É um exame indolor e sem toque no olho do paciente. A utilização do RTVue permite imagens inclusive da córnea e do cristalino, sendo útil em suspeita de doenças como ceratocone, glaucoma e doenças da retina e do nervo óptico.

É feita uma análise detalhada da anatomia e da função da córnea, possibilitando ao médico uma maior precisão em diagnóstico, especialmente para pacientes portadores de ceratocone ou candidatos a cirurgia refrativa (laser).

Exame realizado para analisar o relevo da córnea, sua curvatura, saliências e reentrâncias em todos os quadrantes desde o centro até periferia. O computador gera um gráfico colorido que será interpretado pelo médico. É utilizado na ocorrência de astigmatismo irregulares, na avaliação de pacientes candidatos a laser ou em implantes de lentes intraoculares premium ou tóricas, ou ainda, para descartar o ceratocone e outras degenerações corneanas. É também muito utilizado para a adaptação de lentes de contato.

Exame utilizado para avaliação de queixas visuais de pontos escuros (moscas volantes) e flashes de luz (fotopsia), nas opacificações que dificultam o exame do fundo do olho como catarata e distrofias corneanas, em processos inflamatórios, infecciosos e hemorrágicos. Realizado também na detecção e localização de corpos estranhos, descolamento de retina e tumores.

Exame realizado pelo médico para verificação do posicionamento ocular e diagnóstico do estrabismo. Pode ser feito em crianças pré-verbais até adultos durante a consulta.

Exame que mede a espessura da córnea. É indicado nos casos de suspeita de Glaucoma, edema de córneas e pré-operatórios de cirurgias refrativas.

É um exame complementar onde todo o fundo do olho e as suas estruturas são avaliados. Difere da fundoscopia simples porque neste exame só as estruturas centrais do fundo do olho são visualizadas. O mapeamento da retina é feito com a utilização de um aparelho chamado oftalmoscópio indireto e com o auxílio de uma lente que o médico segura entre o olho e o aparelho, a qual neutraliza o poder de refração da córnea e assim permite a visualização das estruturas internas.

É um pré exame usado para determinar o erro refracional do olho (grau) como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Pode ser realizado sob cicloplegia (dilatação da pupila) ou não, quando o olho não está relaxado pela ação dos colírios.

Contamos com vários tipos de aparelhos (tonopen, tonometro de sopro e tonometro de pascal). Tonometria é o exame que mede a pressão ocular, realizado para identificar casos de pressão alta (hipertensão ocular ou glaucoma) no olho, para o acompanhamento do controle medicamentoso do glaucoma e do pós-operatório de cirurgias intraoculares que possam interferir na pressão ocular, assim como para a identificação de casos de hipotonia (pressão ocular abaixo dos valores de normalidade).