Exames

O Oftalmos procura proporcionar aos seus pacientes o que há de mais moderno na medicina dos olhos.
Confira aqui todos os serviços que oferecemos:

A angiografia por tomografia de coerência (Angio OCT) é um método de análise da vascularização da retina e da coróide, sem a injeção de contraste que garante resultados mais rápidos e precisos. O Angio-OCT utiliza a refletividade da luz do laser na superfície das células vermelhas que se movimentam para diferentes áreas do vaso sanguíneo.

Este exame é muito útil no estudo das doenças vasculares da retina e coróide, como a Degeneração Macular ligada à Idade, a Retinopatia Diabética, a Oclusão Venosa da Retina, entre outras patologias frequentes.

É um pré exame usado para determinar o erro refracional do olho (grau) como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Pode ser realizado sob cicloplegia (dilatação da pupila) ou não, quando o olho não está relaxado pela ação dos colírios.

A campimetria computadorizada é o exame oftalmológico que avalia a percepção visual central e periférica, identificando qualquer alteração ou redução visual. Utilizado para diagnosticar o glaucoma, doenças retinianas, doenças neurológicas, entre outras.

Exame realizado para analisar o relevo da córnea, sua curvatura, saliências e reentrâncias em todos os quadrantes desde o centro até periferia. O computador gera um gráfico colorido que será interpretado pelo médico. É utilizado na ocorrência de astigmatismo irregulares, na avaliação de pacientes candidatos a laser ou em implantes de lentes intraoculares premium ou tóricas, ou ainda, para descartar o ceratocone e outras degenerações corneanas. É também muito utilizado para a adaptação de lentes de contato.

Usado para a medida biométrica do olho, útil no cálculo pré-operatório das lentes intraoculares na cirurgia de catarata/implante de lente premium ou tórica. A biometria sem contato de coerência óptica utiliza um sistema revolucionário de laser para medir o diâmetro do olho, como também a curvatura da córnea com alta velocidade e precisão.

É um exame complementar onde todo o fundo do olho e as suas estruturas são avaliados. Difere da fundoscopia simples porque neste exame só as estruturas centrais do fundo do olho são visualizadas. O mapeamento da retina é feito com a utilização de um aparelho chamado oftalmoscópio indireto e com o auxílio de uma lente que o médico segura entre o olho e o aparelho, a qual neutraliza o poder de refração da córnea e assim permite a visualização das estruturas internas.

O endotélio corneano é uma camada única de de células hexagonais que não se divide de forma significativa e cuja principal função é remover líquido do tecido corneano. À medida que envelhecemos, ocorre a diminuição da quantidade destas células, permitindo que a córnea permaneça opticamente clara. Certas doenças que danificam o endotélio corneano, como a distrofia corneana de Fuchs, trauma ocular, uso de lentes de contato e cirurgias oculares, como a laser ou de catarata podem levar a alterações endoteliais, exigindo, em alguns casos, até mesmo um transplante de córnea. Às vezes os pacientes com relativamente pouca contagem de células endoteliais submetidas à cirurgia de catarata podem exigir longos períodos de tempo para resolver seu edema da córnea.

Exame que mede a espessura da córnea. É indicado nos casos de suspeita de Glaucoma, edema de córneas e pré-operatórios de cirurgias refrativas.

É indicada principalmente para clientes com retinopatia diabética, retinopatia hipertensiva, oclusão vascular retiniana, edema de mácula, maculopatia serosa central, doenças inflamatórias ou infecciosas coriorretinianas, distrofias de retina, traumatismo de retina, degeneração macular relacionada à idade, descolamento de retina (antes e depois da cirurgia), para futura análise e acompanhamento do caso.

Exame realizado para verificação do posicionamento ocular e diagnóstico do estrabismo. Pode ser feito em crianças pré-verbais até adultos durante a consulta.

Visa avaliar se o olho produz suficiente quantidade de lágrima para manter-se lubrificado.

É um método avançado de se obter imagens em grande aumento com detalhes que o nosso olho não consegue captar. O aparelho utiliza um laser especial que não causa danos e escaneia a parte desejada do olho, obtendo milhares de imagens em poucos segundos. É um exame indolor e sem toque no olho do paciente. A utilização do RTVue permite imagens inclusive da córnea e do cristalino, sendo útil em suspeita de doenças como ceratocone, glaucoma e doenças da retina e do nervo óptico.

É o exame que mede a pressão ocular, realizado para identificar casos de pressão alta no olho (hipertensão ocular ou glaucoma), para o acompanhamento do controle medicamentoso do glaucoma e do pós-operatório de cirurgias intraoculares que possam interferir na pressão ocular, assim como para a identificação de casos de hipotonia (pressão ocular abaixo dos valores de normalidade). Contamos com vários tipos de aparelhos (tonopen, tonômetro de sopro e tonômetro de Pascal).